Breaking News

Você certamente sabe qual o mais famoso naufrágio do mundo. E o maior?

Se lhe perguntarem qual foi o maior naufrágio da história provavelmente você responderá sem pensar muito. Se responder Titanic você errou. Um outro navio com muito mais gente e numa situação ainda mais dramática é o recordista, com pelo menos cinco vezes mais vitimas. 
 
No final da segunda guerra, com o avanço soviético na Europa central milhares de alemães tentavam desesperadamente fugir para o ocidente. A grande maioria era de mulheres, idosos e crianças já que os homens estavam nos campos de batalha. 
 
O transatlântico nazi Wilhelm Gustloff tinha capacidade para pouco mais de 1.000 passageiros, mas diante da urgência (60 mil pessoas querendo embarcar) desatracou com um numero entre 6 e 9 mil pessoas a bordo. No caminho foi interceptado por um submarino soviético e atingido por três torpedos. Em pouco mais de uma hora quase todos os passageiros morriam afogados ou congelados nas frias águas do inverno europeu (10 graus negativos pelo menos). 
 
O fato é pouco ou nada divulgado, provavelmente por tratarem-se de nazistas, ainda que mulheres e crianças ou por não ser um capitulo bonito de se contar sobre a vitória dos bonzinhos contra os maus. De qualquer forma fica o registro. Agora você já sabe a resposta certa.
 

Nenhum comentário