Breaking News

Segunda chamada AOE by "Cidadão Quem?"

Publicado em 28/out



Olá bravos champs!



Entramos em contato com quatro DER´s, com o DRHU e com a secretaria da educação a fim de cobrar uma posição oficial sobre a segunda chamada para agente de organização escolar. Só conseguimos informações “oficiosas” e desencontradas.



A remoção foi antecipada e já temos até a classificação geral. Abaixo temos o link para você conferir. No mesmo link tem um atalho para “relação de vagas”, clicando neste link você pode conferir as vagas existentes em sua DER e assim pode ter uma noção da possibilidade de haver segunda chamada para sua DER.



Minha DER tem muitas vagas. Haverá segunda chamada?



Na verdade, trabalhamos aqui mais uma vez com especulações, já que não existe organização por parte dos órgãos responsáveis e DER´s com muitas vagas podem ser mais procuradas na remoção, ao passo que outras com poucas vagas podem não completar o quadro, além disto à relação se baseia na situação das DER em agosto, o que nem garante que as vagas estejam em aberto.



Vamos pegar como exemplo a DER sul 3 e a escola escolhida pela primeira colocada no concurso, Simone Leal. Ela escolheu a EE Itiro Muto que tinha duas vagas, a outra vaga ficou com o trigésimo colocado no Concurso Samuel Oliveira.



Na relação de vagas para remoção a EE Itiro Muto conta com as mesmas duas vagas. Ocorre que ambos foram considerados inaptos na primeira perícia do DPME e como a escola ficou sem funcionários disponibilizou as vagas para remoção. Mas os candidatos recorreram, cada um por um caminho e devem tomar posse em breve. Simone por via judicial, conseguindo inclusive liminar para tomar posse e Samuel por reconsideração, estando apto na segunda perícia e aguardando tramites burocráticos para assumir o cargo.



Então estas duas vagas só existem virtualmente, tanto para remoção quanto para efeito de segunda chamada.



Parece confuso né? Pois é confuso mesmo.



Então, para que tudo isto?



Ocorre que algumas DER estão trabalhando com a expectativa de segunda chamada ainda este ano, notadamente as que tiveram candidatos considerados inaptos irremediavelmente.



Voltando para a DER sul 3, onde fomos atendidos por uma moça simpática, chamada Maria Luiza que nos deu a informação que nos pareceu mais coerente. Só para constar: Na DER leste 2 ninguém sabe de nada, acho que nem sabem que dia é hoje e também não fizeram treinamento para atendimento ao publico.



Boa parte dos aprovados para a Sul 3 não tomaram posse ainda, muito embora poucos tenham sido considerados definitivamente inaptos. As vagas da remoção encontram-se prejudicadas, já que são por direito de quem passou no concurso e somente após a definição dos concursados pendentes e da remoção é que farão um novo levantamento, passarão para o DRHU que providenciará a segunda chamada, como a chamada será feita simultaneamente por todas as DER´s, mesmo as que ficaram com déficit de pessoal definido não poderão chamar os candidatos que estão na fila de espera.



No Drhu, obtive uma informação importante. Algumas DER que já estão calejadas chamaram um numero de candidatos maior que o de vagas, justamente para não correr o risco de ficar com quadro deficitário até a demorada segunda chamada, mas mesmo estas não preencheram todas as vagas. Nenhuma DER do estado completou o quadro de AOE até a data de hoje.



Então ficamos assim:



A boa noticia é que haverá segunda chamada em todo o estado e que pelo menos 20% das vagas ficarão em aberto, mesmo após a remoção (que alias, não altera o numero de vagas do estado, mas podem alterar das DER´s). Isto nos dá aí a perspectiva de cerca de 2.500 novos convocados e como o governo quer iniciar o ano com o quadro completo, o processo seletivo se dará o mais rápido possível, mesmo no período de férias escolares provavelmente.



A má noticia, além da desorganização e desarticulação dos órgãos envolvidos no processo seletivo é que dificilmente existirá tempo hábil para segunda chamada em novembro e provavelmente nem mesmo em dezembro.



Fique atento as publicações no DOE e ao nosso espaço aqui no Cidadão Quem? E boa Sorte!



Doe remoção

Nenhum comentário