Breaking News

Mulher engravida vendo filme - As mentiras que a internet conta.


Ninguém duvida da força da Internet. A campanha bem sucedida de Barack Obama é um exemplo de como o computador pode ser um aliado se usado corretamente. O problema é que não se sabe bem como “domesticar” a fera. Os chamados hits da Internet surgem despretensiosamente e alçam a fama instantânea quem estava destinado a viver no anonimato.




Quem nunca viu o garoto anestesiado no dentista que virou uma mina de dinheiro para os pais ou deixou de ouvir a musiquinha chata do “cada um no seu quadrado”?
Um site brasileiro publicou uma anedota no estilo do “fim do mundo pelo radio” e anunciou que um soldado americano voltou para casa depois de um ano em missão e encontrou sua esposa com uma nova prole nos braços. O casal era branco, mas o novo filho negro. A mulher alegou que engravidou assistindo a um filme pornô em 3D e o soldado acreditou nos créditos dados a tecnologia.
Era para ser uma boa tirada, mas simplesmente virou noticia internacional, replicada por mais de 300 sites e jornais ao redor do mundo. Os autores até tentaram avisar a alguns veículos de comunicação, mas não conseguiram desfazer o mito.

É um caso emblemático de como você precisa filtrar as noticias que recebe. Este caso foi prontamente esclarecido por que os autores não tinham nenhuma intenção de capitalizar a mentira estabelecida, entretanto é impossível quantificar as pequenas e grandes mentiras que lhe são servidas como verdades para estabelecer causas, instituições e pessoas.

Se uma história sem pé nem cabeça como esta alcançou tamanha repercussão sem ser colocada em xeque quer dizer que sua atenção deve estar redobrada, principalmente neste ano de eleição.

Nenhum comentário