Breaking News

Patos distintos e canários extintos

Eu sou fã de uma blogueira. A moça atende pelo nome de Denise e luta quase que solitariamente contra  o plágio, principalmente nas traduções. Já comparei a luta de Denise à luta de Chico Mendes. As "selvas" são diferentes, mas a essência da luta é a mesma. Eu sempre me surpreendo com as peripécias de dona Denise Bottmann. 

O presidente Lula vive procurando motivos para atacar a Folha de São Paulo. Como se orgulha de jamais ter lido um só livro provavelmente não vai encontrar os motivos certos. Se o filho da pátria. do Brasil fosse culto e amigo das letras como nossa heroína da blogosfera, saberia que o conceituado e cultuado jornalão também pisa na bola.

Eu (e todo mundo que não recebe mensalões ou fabrica dossiês) tenho a Folha como o mais prestigiado diário do país. Jamais imaginaria que o jornal fosse capaz de oferecer aos seus leitores um brinde plagiado.
Mas a doutora Denise Holmes não dorme no ponto (e nem na virgula!). 

Ela descobriu que a novíssima coleção oferecida pela Folha, que inclusive me interessou muito, estréia com o pé esquerdo, enfiado na jaca alias! 

O livro de estréia, "A origem das espécies", é uma tradução plagiada, capenga e mais um monte de coisas que a Denise sabe xingar os que não respeitam os direitos autorais. Se você também achou que Darwin por 15 mangos estava muito em conta acho bom dar uma olhadinha no blog da Denise.

Quem comprar o livro vai ler uma obra cujo autor (neste caso tradutor) não receberá um centavo, o que por si só é bem ruim, mas se não te convence tem ainda mais: Os patos de Darwin viraram canários e os que foram extintos são tratados por distintos. Não que as espécies extintas não tenham vivido com distinção, obviamente.

A Folha se explica no próprio blog e aparentemente não tem culpa direta no causo todo, alias até se compromete a tomar umas medidas bem saudáveis. De qualquer forma é mais um ponto para Denise. Quanto ao desapreço presidencial pelo jornalão, este vai ficando assim mesmo, já que Lula nunca vai ler o livro ou o blog da Denise.

Um comentário

denise bottmann disse...

quaquá, adorei o humor, cidadãoquem! e obg pela tietagem, fiquei vaidosíssima. mas falando sério, obrigada mesmo. que marcada mais boba a da folha, uma pena! justo ela, que sempre deu cobertura ao problema dos plágios de tradução, desde 2004 ou 2005 foi a primeira a denunciar... sei lá, tomara que consiga dar algum jeito na situação.