Breaking News

A grande mídia descobre as mazelas do DPME.

Em janeiro de 2.009, quando começamos nossa cruzada contra o famigerado Departamento de Pericias Médicas do Estado de São Paulo, eu me sentia o próprio Dom Quixote de La Mancha – Sem o Sancho Pança!

Denunciamos o departamento em todos os grandes meios de comunicação, mas nem uma palavra sobre os desmandos do DPME era publicada. Existiam duas vozes contra a humilhação dos servidores públicos que dependiam do órgão. O Deputado Estadual Carlos Giannazi, que sozinho gralhava na assembleia e nosso bloguinho no blig, que gralhava na internet.

Dois anos, centenas de milhares de visitas e centenas de comentários mais tarde, continuamos a ter mil motivos para chorar, mas apareceu ao menos um para sorrir e ter esperança. A Folha de S. Paulo e a Rede Globo deram amplo espaço ao tema. O Fantástico de 07/02 levou ao ar um vídeo de mais de cinco minutos, uma eternidade para o horário nobre da globo em cadeia nacional. É bem verdade que atiraram no que viram e acertaram no que não viram. Acreditaram estarem tratando de um caso de preconceito, quando na verdade estão lidando com o descaso puro e simples. 

No vídeo fica, impressionantemente, latente o desprezo do órgão para com os servidores. O diretor técnico diz e desdiz, desdenha e desrespeita os ingressantes no serviço publico sem se importar com a mais potente câmera da televisão brasileira. Só faltou afirmar em alto e bom som que não é questão de preconceito, mas a tônica do órgão é reprovar candidatos aleatoriamente e negar licença a servidores doentes compulsoriamente. Na própria pauta de greve do órgão consta registrado a ingerência administrativa nas pericias medicas.

Um atendente- com cara de marra- afirma que existe um rito a ser seguido. Só se for um ritual de macumba! (Nada de preconceito religioso aqui, apenas usando da metafora de apelar para todos os santos).
O Brasil já sabe como funciona o DPME. Se nada for feito as denuncias devem virar uma enxurrada e então existe a esperança. É hora dos servidores paulistas se mobilizarem contra o descaso e a humilhação.

3 comentários

Anônimo disse...

Já pensei em me matar. esta desgraÇA DE DPME está acabando com o resto de saude que tenho. Sou servidor a mais de 20 aNOS!!!!
Vão pagar por isto nem que for em outra vida!

Anônimo disse...

O principal responsável por toda essa desgraceira no DPME é o governador Alckmin, que como Grande Perseguidor do funcionalismo, dá o mau exemplo para a Direção do orgão.
A mudança para o Glicério,de difícil acesso, a crescente burocratização, o descomunal prazo para agendar uma consulta, a centralização, a desinformação, tudo contribue para infernizar e piorar o estado de saúde já precário de muitos. Com a palavra o Ministério Público Estadual.

ESTER disse...

> Estou indgnada com o tratamento dos profissionais Médicos da Pericia Médica de São Paulo.
>
> Meu primo, mesmo sem condições financeiras estudou e batalhou por se formar em Sociologia, conseguiu aulas substitutas em escolas de Campinas, onde se mantém com esses salario para sua sobrevivencia.
> Passou num concurso publico de professores recentemente, onde ficou feliz, pq agora sim ele passaria a ser efetivo do Estado!
> MAS...FOI SUBMETIDO A PERICIAS MÉDICAS AQUI EM CAMPINAS, ONDE OS ENCAMINHARAM PARA UMA OUTRA PERICIA EM SÃO PAULO no DPME( DEPATARMENTO DE PERÍCIAS MÉDICAS DE SÃO PAULO)
> ELE ESTEVE NESSA PERICIA NO DIA 01 DE MARÇO DE 2011, E O PRAZO DE SEU CONCURSO para apresentar o laudo da pericia SERIA LOGO NOS PROXIMOS DIAS.
> CONCLUSÃO:PEDIRAM PARA Q ELE SUBISSE NO SEGUNDO ANDAR DO DPM EM SÃO PAULO, O ENCAMINHARAM PARA A SALA DO MÉDICO Q INICIOU A PERÍCIA MÉDICA TÃO ALMEJADA PELO MEU PRIMO.
> DETALHES...FEZ VÁRIAS PERGUNTAS A ELE E O LIBEROU DIZENDO Q LIGARIAM PARA ELE...ATÉ O MOMENTO NÃO HOUVE NENHUM CONTATO TELEFONICO E O Q MAIS ME INDGNOU FOI Q NÃO DERAM NEHUM PAPEL OU DOCUMENTO COMPROVANDO Q O MESMO ESTEVE AÍ NO DPME E NEM UM LAUDO MÉDICO DA PERICA MEDICA Q FOI CONCLUIDA EM SALA DO DOUTOR.TEMOS UMA PESSOA QUEM ACOMPANHOU ESSE MEU PRIMO EM TODA SUA TRAJETÓRIA NESSA IDA A SÃO PAULO PARA SE SUBMETER A ESSA PERICIA MÉDICA!
> HOJE 11 DE MARÇO DE 2011 PASSOU O PRAZO DELE APRESENTAR ESSA PERICIA Q FOI FEITA EM 01 DE MARCÇO DE 2011 EM SEU CONCURSO PUBLICO TÃO ALMEJADO POR UM CIDADÃO Q LUTOU PARA CONSEGUIR SUA CLASSIFICAÇÃO NUM CONCURSO PUBLICO DE PROFESSORES, E COM CERTEZA PERDEU SUA VAGA POR NÃO APRESENTAR LAUDOS QUE O MEDICO DEVERIA TER LHE FORNECIDO PELA CONSULTA Q FOI REALIZADA NESSE DIA,
> Aí vai minha pergunta:Como um médico concursado pelo Estado, se coloca a frente de um Cidadão, honesto, batalhador e muuitas vezes até mesmo sem condições financeiras de ir até São Paulo para se submeter a uma Perícia Médica é tratado com tanto descaso por esse profissional (Médico)
>
> Artigo VI - Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei.
>
> Peço por favor que tomem as devidas providencias a respeito de meu primo

>
> Peço tbem q seja analisado sobre seu Concurso q passou do prazo EM APRESENTAR LAUDOS DA PERICIA, devido a incapacidade do Médico q o atendeu nessa perícia e muuuito mais grave é NÃO TER FORNECIDO NENHUM DOCUMENTO COMPROVANDO SUA PRESENÇA NESSE DEPARTAMENTO DE PERICIAS MÉDICA DE SÃO PAULO.
DESCASO TOTAL COM O SER HUMANO.
NÓS AQUI DA FAMILIA TEMOS COMO COMPROVAR E TEMOS UMA PESSOA QUEM O ACOMPANHOU ATÉ A ESSE DEPARTAMENTO DE SÃO PAULO.
>
> CLASSIFICAMOS O COMPORTAMENTO DESSE PROFFISIONAL COMO UM DESCASO TOTAL AO SER HUMANO...
>
> AGUARDO COM URGENCIA UM PARECER SOBRE ESSE CASO!!!