Breaking News

O que você não sabe sobre João Dória.


João Dória é o candidato que desponta na eleição paulistana à prefeitura. Para consumo popular é um empresário que veio de baixo,  bem sucedido, administrador competente e antagonista natural da esquerda bandida que o povo "pensa querer" defenestrar do poder. Estas são meias verdades que vamos desconstruir aqui, não para demover o eleitor de colocá-lo na prefeitura da maior cidade do país, mas para expor o lado menos visível da "moeda".

João veio debaixo?
Não. Seu pai (e homônimo) era abastado, publicitário e deputado eleito pelo PDC, a família morava no confortável bairro do Pacaembu, zona oeste de São Paulo, João estudava numa escola de elite e sua casa era frequentada pela nata politica e econômica da época, inclusive os presidentes Janio Quadros e João Goulart. O "mito" do pobre que subiu na vida se deve ao fato de Dória pai ter sido caçado e perseguido pelo regime militar, logo na primeira leva, se exilando em Paris, voltando para o Brasil 2 anos depois, inclusive com a ajuda de um coronel do exército, passando a ter um padrão de vida bem mais modesto, "até estudou em escola pública e comeu (vejá só!) coxão duro" e ainda ao contraponto de Andrea Matarazzo, primo de Eduardo Suplicy, de familia tradicional quatrocentona, primordialmente pré candidato natural do PSDB a prefeitura e atual vice de Marta.

curiosidade: João Dória pai é o responsável por você gastar seu rico dinheirinho todo santo dia 12 de junho, numa das mais importantes datas comerciais do Brasil. Sim, o homem é o inventor do nosso dia dos namorados, que ocorre na véspera do dia de Santo Antonio (santo casamenteiro), pouca das datas comemorativas universais em que somos originais (na maior parte do mundo, o dia de São Valentim é o dia dos namorados).

João é um "social democrata puro sangue" e contra a esquerda?
Não. Muito embora tenha começado no serviço publico por obra e graça de Mario Covas, na antiga Paulistur, nos áureos tempos do lulo-petismo, Dória era alinhado ao governo e até já promoveu encontros com o então presidente Lula, só se filiando agora ao PSDB por conveniência politica, sob apadrinhamento do governador Geraldo Alckimin, pivô de uma queda de braço interna. A representação ao ministério público que coloca em risco sua candidatura, inclusive é fruto de "fogo amigo", caciques do partido alinhados com José Serra e FHC são os patronos.

João é um empresário de sucesso? 
Sim e não. Sem duvida seu grupo empresarial lhe alçou a uma posição de destaque e conforto nas altas rodas. mas, sabe o que ele produz? nada. absolutamente nada! Com o know-how em angariar "patrocinio" privado adquirido na Paulistur e posteriormente na Embratur, Dória se lançou no empreendedorismo. Suas empresas organizam eventos, encontros empresariais e publicam quase duas dezenas de revistas para o público A. Se aventurou também no mundo da televisão, como apresentador na Record e na Bandeirantes. com R$ 170 milhões em patrimonio, não podemos negar seu sucesso empresarial, agora, se você pensou no empresário tradicional, como os Matarazzo, isso ele não é.


Qual a razão do sucessõ de João?
São Paulo, desde o fim da era Maluf, só foi governado por dois grupos politicos. O PT com Erundina, Marta e Haddad e o PSDB (e seus agregados) com Alckimin, Serra e Kassab. Os dois grupos estão desgastados e o eleitor paulistano tem aversão aos extremos politicos. Dória surgiu como alguém novo no mundo da politica, bom administrador e principalmente com a força da maquina estatal trabalhando em seu favor. Foi os arranjos do governo que lhe permitiram o maior tempo de televisão e com esta imagem construida a medida dos anseios do eleitor, vai se firmando como franco-favorito ao posto de mandatário da maior cidade do país. 

Por trás de tudo isso está o projeto politico pessoal de Geraldo Alckimin, que comandando as duas maiores potencias politicas do país, excetuando-se o governo central, joga xadrez para tentar, mais uma vez, chegar a presidencia da republica. Se ainda assim você quiser votar em João Dória, agora já sabe o que está em jogo e quanto vale o seu voto.

Nenhum comentário