Breaking News

Agente de organização escolar SP - Terceira chamada.

O concurso publico para o provimento de vagas de Agente de Organização Escolar, prestado em janeiro de 2.009 ainda está movimentando os candidatos. As 11.500 vagas iniciais não são preenchidas nunca. Mesmo após a terceira chamada é provável que o quadro não se complete. Já foram convocados quase 20.000 candidatos mas os baixos salários, as péssimas condições de trabalho em algumas escolas e as lambanças do DPME para com os candidatos tem sido um empecilho e tanto.



A ultima chamada é para o exercício temporário da função, então os exames médicos devem ser menos relevantes na reprovação dos candidatos, mas ainda assim vale ficar atento as dicas que tanto ajudaram os concurseiros nas duas primeiras chamadas. Vale lembrar que quem atendeu a convocação para o cargo temporário continua mantendo sua posição na fila da chamada e sua classificação no concurso, para eventuais novas chamadas para o exercício efetivo que só devem ocorrer após janeiro de 2011





Como devo proceder na perícia médica?

Os peritos são em sua maioria um bando de servidores desmotivados, mal-educados, ineficientes e pouco comprometidos com a situação do candidato. É importante você evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cuidar da alimentação antes de fazer os exames e de passar na perícia já que vão medir sua pressão arterial na perícia e os exames detectam níveis de álcool ou drogas. Você passa primeiro pelo clinico geral, depois pelo oftalmologista (que adora reprovar) e por ultimo por um especialista, caso tenha informado doenças pregressas no ato de escolha das vagas.

Nenhum deles está empenhado em lhe prestar um ótimo atendimento, para eles é apenas mais um enfadonho dia de trabalho. Muita gente nem entregou exames e foi considerada apta, enquanto outros que entregaram todos foram considerados inaptos. Em todas as consulta periciais é importante que você pareça seguro de si e confiante.

E se faltar algum exame?

Isto é uma incógnita. Podem reter seu laudo até a apresentação dos exames, caso você informe a falta ou algum funcionário dedicado perceba ou podem simplesmente ignorar o fato. A maioria dos médicos não olham com qualquer atenção para os exames.

Como saberei se fui considerado apto?

Com algum jeitinho, caso os funcionários ou médicos gostem muito da sua cara, você até pode saber na hora, mas a regra é aguardar publicação. O resultado de seu laudo é enviado para o DRHU, que distribui via malote para sua DER e esta publica o resultado em sua pagina na internet. O processo demora de 40 a 90 dias. Se seu laudo for publicado como apto você pode imediatamente dirigir-se a sua escola para tomar posse e iniciar o exercício. Caso você tenha alguma pendência para resolver, pode retardar a posse por 60 dias e o exercício por mais 60 dias.

Inapto – Reconsideração.

Se for considerado inapto e achar que realmente vale a pena correr atrás, você deve dirigir-se ao DPME, setor de protocolo e pedir reconsideração. Por segurança faça isto também na secretaria de sua escola. Eles vão lhe convocar por telefone e você passará por uma junta médica, composta por três peritos sendo que o que lhe considerou inapto não pode lhe reavaliar. Você não sendo uma pessoa muito debilitada física ou mentalmente, do tipo que faz jus à aposentadoria, certamente será considerado apto se considerarmos que é bem difícil a junta médica reprovar injustamente, já que são três pareceres distintos.

Se puder providencie novamente os exames com resultados potencialmente inadequados pois você não saberá nem por mágica por que cargas d´água lhe consideram inapto ao trabalho.

Como é o trabalho?

Cada escola tem autonomia para usar seus AOE´s da forma que julgar melhor. Você pode ser exclusivamente inspetor de alunos ou auxiliar administrativo da secretaria, como pode mesclar as duas funções. Como inspetor de alunos você cuidará da entrada e saída de alunos, além de fiscalizar o bom andamento do intervalo (ou recreio), na secretaria da escola você desenvolverá tarefas inerentes à rotina de escritório e atendimento ao publico. O ritmo geralmente é bastante tranqüilo, muito embora o ambiente em algumas escolas possam ser mais tumultuados que em outras.

Como é o ambiente de trabalho?

Você responderá hierarquicamente para a secretária, acima desta para a vice-diretora e em ultimo grau para a diretora de sua escola. Eventualmente nesta cadeia de comando você topará com uma personalidade mais forte, mas depende de sua astúcia e capacidade de convivência encontrar o melhor jeito de lidar com elas e sentir-se à vontade no trabalho.

Procure analisar o ambiente e adaptar-se a ele. Gente nova sempre pode ser olhada com alguma desconfiança e os primeiros dias de trabalho serão fundamentais para sua imagem e para seu futuro na instituição.

Visitamos mais de uma dezena de escolas e conversamos pessoalmente com um bocado de gente. O que notamos é que:

1 – A maioria das escolas tem um ambiente de trabalho saudável.

2 – As escolas que atendem apenas até a quarta série são uma espécie de paraíso dos AOE na terra.

3 – A maioria das queixas se refere às vice-diretoras. Se notar que ela é o “diabo vestindo prada” trate de manter a devida distancia para evitar problemas.

4 – Escolas muito perto de casa nem sempre são a melhor opção. Se for seu caso tome cuidado no trato com amigos e vizinhos, a fim de evitar a mistura entre sua vida particular e funcional.

5 – Sua personalidade é seu cartão de visitas e sua ferramenta de trabalho. Esforce-se para construir um ambiente saudável.

E por fim, se nada disto der certo, sempre podemos pedir remoção.

Atenção para comunicado DRHU de 03/11/2011 para nova chamada em 07/11/2011:
http://cidadaonews.blogspot.com/2011/11/terceira-chamada-aoe-2009-comunicado.html

30 comentários

Ana Maria disse...

Concordo plenamente com você cidadão! Parabéns por tornar publico o nosso sofrimento. tem gente que acha que servidor é marajaá!

Anônimo disse...

alguém sabe se teremos concurso de remocao de agente de organizacao escolar em 2010??!

Anônimo disse...

alguém sabe onde posso ver os nomes da ultima chamada?

Anônimo disse...

Concordo com vc ainda bem que tem pessoas como vc que fala claramente dessa pouca vergonha, agente se mata tira dinheiro de onde não tem apostando numa carreira mais solida e depois enfrenta uma porção de seres desse tipo, pois não podems chamar de humanos. Esse nosso mundo cada vez mais ficar tragico., pois o homem colabora cada vez mais para que o planeta fica mais doente em todos os sentidos. abços

Francine Rosa disse...

Sou agente em Bauru, inspetora em horário integral. Fiquei 9 meses de manhã e noite, tapando buracos...cada um escolhia seu horário, e eu cobria. Fui xingada de tudo que é nome, ameaçada de morte, e hoje cuido do pátio manhã e tarde, do pessoal de quinta série a terceiro colegial. Estou expurgando meus pecados na Terra. Também estou enviando curriculum - limpo até chão para me livrar disso.

Educação? só a dos meus filhos, que é particular.

Anônimo disse...

Passei no concurso em questão e fui convocada para uma dessas vagas temporárias. O que não dá para entender é o porque dessas vagas serem preenchidas temporariamente. Se elas existem, os aprovados no concurso devem assumí-las como efetivos.
Meu marido foi secretário de escola no ano de 2004. Ficamos surpresos ao ver que o auxílio alimentação eram míseros 4,00 ao dia! Um total de 88,00 ao mês...
E para minha surpresa, fui informada que, 6 anos depois, o valor continua exatamente o mesmo...
Ou seja, a educação no estado de São Paulo caminha a passos bem lentos. Em todos os sentidos...

Anônimo disse...

que complicadcao esse concurso de agente de organizaçao escolar... prestei como efetiva e nunca chamam, sera que é preciso ter QI, traduzindo QUEM INDICA, só eu mesma
pra entrar numa dessas... eu nao acredito...

Anônimo disse...

bem... passei... fui para pericia, depois de passar por um monte de medico ainda me pediram, uns exames inexplicavéis, um povo mal criado e sem consideração, deixaram as pessoas que iriam ter que fazer mais exames por ultimo, assim não tinha com quem questionar, ja que os medicos muito espertos foram embora... bem... fiz os exames e la to eu denovo acordando antes do galo p/ a tal da pericia, cheguei la minha consulta estava marcada as 8h30min, depois de 20min fui reclamar, afinal tinha hora marcada, pois se tratava de retorno... 9h15... e o q eu ouvia era q o medico não havia chegado... enfim... 9h20min, o medico o unico preocupado em fazer seu trabalho, foi ver o pq não havia ninguem p/ ele atender... então sem nem pedir desculpas(rs, inocencia a minha)me mandou seguir o Dr., ele viu os exames, olhou p/ mim e me perguntou, pq te pediram isso, não faz sentido,( bobinho...) então, a consulta não durou nem 10 min... passava um pouco das 9h30, entreguei minha ficha p/ aquelas pessoas bem humoradas q tem a dificil tarefa de entregar a ficha p/ um medico superior e pedir p/ q ele assine, passada meia hora, fui reclamar, a desculpa é q demora assim mesmo, fui reclamar mais umas dez vezes e nada, ate q fiquei sabendo, q tinham perdido minha ficha, e queriam q eu fosse embora e voltasse no outro dia, sou boba mas nem tanto, se não achassem comigo ali, nem procurariam depois... mais de 2h da tarde, liguei p/ meu marido na frente delas e pedi p/ ele vir com a policia... avisei q só saia dali como apta, q foi o q o medico disse, se eles não achassem a ficha azar o deles, dai essa turma de incopetente estava p/ trocar de turno, então falei em alto e bom som q ninguem iria embora sem achar minha ficha, chamaram o superior, então dei até as 15h, p/ encontra-la... aquilo começou a ferver... ate q quando eu ja estava ligando p/ policia, acharam minha ficha... eeee consegui... ahaha só alegria... a tah!!! sonha, claro q a escola q escolhi é quase o céu perto da maioria, as crianças não falam palavrões, são educadas, mas bem agitadas, os alunos são bons o pior é esse povo q acha q é seu patrão, que manda na escola, sou mulher, mas muita mulher junta querendo disputar poder, é o caos... aprendi q o q menos importa são os alunos, q se soubemos levar são ótimos aliados, q ser inspetor é mais divertido, ainda mais agora no final do ano...apesar de tanto sufoco p/ chagar aqui, é o salario não é bem o q merecemos... consegui uma boa escola, pena nem td ser perfeito, mas as cobras matamos uma a uma a pau!!!!

Anônimo disse...

bem... passei... fui para pericia, depois de passar por um monte de medico ainda me pediram, uns exames inexplicavéis, um povo mal criado e sem consideração, deixaram as pessoas que iriam ter que fazer mais exames por ultimo, assim não tinha com quem questionar, ja que os medicos muito espertos foram embora... bem... fiz os exames e la to eu denovo acordando antes do galo p/ a tal da pericia, cheguei la minha consulta estava marcada as 8h30min, depois de 20min fui reclamar, afinal tinha hora marcada, pois se tratava de retorno... 9h15... e o q eu ouvia era q o medico não havia chegado... enfim... 9h20min, o medico o unico preocupado em fazer seu trabalho, foi ver o pq não havia ninguem p/ ele atender... então sem nem pedir desculpas(rs, inocencia a minha)me mandou seguir o Dr., ele viu os exames, olhou p/ mim e me perguntou, pq te pediram isso, não faz sentido,( bobinho...) então, a consulta não durou nem 10 min... passava um pouco das 9h30, entreguei minha ficha p/ aquelas pessoas bem humoradas q tem a dificil tarefa de entregar a ficha p/ um medico superior e pedir p/ q ele assine, passada meia hora, fui reclamar, a desculpa é q demora assim mesmo, fui reclamar mais umas dez vezes e nada, ate q fiquei sabendo, q tinham perdido minha ficha, e queriam q eu fosse embora e voltasse no outro dia, sou boba mas nem tanto, se não achassem comigo ali, nem procurariam depois... mais de 2h da tarde, liguei p/ meu marido na frente delas e pedi p/ ele vir com a policia... avisei q só saia dali como apta, q foi o q o medico disse, se eles não achassem a ficha azar o deles, dai essa turma de incopetente estava p/ trocar de turno, então falei em alto e bom som q ninguem iria embora sem achar minha ficha, chamaram o superior, então dei até as 15h, p/ encontra-la... aquilo começou a ferver... ate q quando eu ja estava ligando p/ policia, acharam minha ficha... eeee consegui... ahaha só alegria... a tah!!! sonha, claro q a escola q escolhi é quase o céu perto da maioria, as crianças não falam palavrões, são educadas, mas bem agitadas, os alunos são bons o pior é esse povo q acha q é seu patrão, que manda na escola, sou mulher, mas muita mulher junta querendo disputar poder, é o caos... aprendi q o q menos importa são os alunos, q se soubemos levar são ótimos aliados, q ser inspetor é mais divertido, ainda mais agora no final do ano...apesar de tanto sufoco p/ chagar aqui, é o salario não é bem o q merecemos... consegui uma boa escola, pena nem td ser perfeito, mas as cobras matamos uma a uma a pau!!!!

Anônimo disse...

bem... passei... fui para pericia, depois de passar por um monte de medico ainda me pediram, uns exames inexplicavéis, um povo mal criado e sem consideração, deixaram as pessoas que iriam ter que fazer mais exames por ultimo, assim não tinha com quem questionar, ja que os medicos muito espertos foram embora... bem... fiz os exames e la to eu denovo acordando antes do galo p/ a tal da pericia, cheguei la minha consulta estava marcada as 8h30min, depois de 20min fui reclamar, afinal tinha hora marcada, pois se tratava de retorno... 9h15... e o q eu ouvia era q o medico não havia chegado... enfim... 9h20min, o medico o unico preocupado em fazer seu trabalho, foi ver o pq não havia ninguem p/ ele atender... então sem nem pedir desculpas(rs, inocencia a minha)me mandou seguir o Dr., ele viu os exames, olhou p/ mim e me perguntou, pq te pediram isso, não faz sentido,( bobinho...) então, a consulta não durou nem 10 min... passava um pouco das 9h30, entreguei minha ficha p/ aquelas pessoas bem humoradas q tem a dificil tarefa de entregar a ficha p/ um medico superior e pedir p/ q ele assine, passada meia hora, fui reclamar, a desculpa é q demora assim mesmo, fui reclamar mais umas dez vezes e nada, ate q fiquei sabendo, q tinham perdido minha ficha, e queriam q eu fosse embora e voltasse no outro dia, sou boba mas nem tanto, se não achassem comigo ali, nem procurariam depois... mais de 2h da tarde, liguei p/ meu marido na frente delas e pedi p/ ele vir com a policia... avisei q só saia dali como apta, q foi o q o medico disse, se eles não achassem a ficha azar o deles, dai essa turma de incopetente estava p/ trocar de turno, então falei em alto e bom som q ninguem iria embora sem achar minha ficha, chamaram o superior, então dei até as 15h, p/ encontra-la... aquilo começou a ferver... ate q quando eu ja estava ligando p/ policia, acharam minha ficha... eeee consegui... ahaha só alegria... a tah!!! sonha, claro q a escola q escolhi é quase o céu perto da maioria, as crianças não falam palavrões, são educadas, mas bem agitadas, os alunos são bons o pior é esse povo q acha q é seu patrão, que manda na escola, sou mulher, mas muita mulher junta querendo disputar poder, é o caos... aprendi q o q menos importa são os alunos, q se soubemos levar são ótimos aliados, q ser inspetor é mais divertido, ainda mais agora no final do ano...apesar de tanto sufoco p/ chagar aqui, é o salario não é bem o q merecemos... consegui uma boa escola, pena nem td ser perfeito, mas as cobras matamos uma a uma a pau!!!!

Mariana Lessa disse...

É IMPRESSIONATE A DEMORA EM CHAMAR OS CANDIDATOS QUE FORAM CONSIDERADOS APROVADOS..... FUI APROVADA, LEVEI TODA A DOCUMENTAÇÃO PARA A PROVA DE TITULOS E ESTOU DESDE DE 2008 ESPERANDO ANSIOSAMENTE PARA ME CHAMAREM.... NA REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE - SP - FIQUEI EM 613º LUGAR - SERÁ QUE AINDA TENHO CHANCES DE SER CHAMADA? OOOTIMO SITE ESTE!!! ADOREI, AIN SE TODOS TIVESSEM ESSA CORAGEM!!!

Cauã disse...

SOU AGENTE DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E QUERO SABER SE ALGUEM TEM NOTICIAS , A RESPEITO DA REMOÇÃO QUE NAO SAIU EM 2010.

SERÁ QUE TERÁ EM 2011?

É POSSÍVEL QUE SAIA NO COMEÇO DO ANO?

TRABALHO COMO INSPETOR EM SÃO PAULO -SP.

Anônimo disse...

BOA NOITE...
QUERIA SABER SE AS DIRETORIAS DE ENSINO DE SÃO PAULO REALMENTE PODEM CONTRATAR OS AGENTES DE ORGANIZAÇÃO EFETIVOS 2009 PARA CONTRATO TEMPORÁRIO SEM DAR A CERTEZA DE UMA EFETIVAÇÃO??

THIAGO S. disse...

QUERIA SABER SE OS AGENTES DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EFETIVOS 2009 QUE FORAM CONTRATADOS COMO TEMPORÁRIOS PELA LEI N° 1093/2009 SE ELES SERÃO EFETIVADOS ESSE ANO DE 2011?? SIM OU NÃO??

Silvia P disse...

ola eu sou aoe e trabalho em sorocaba, tbm estou na mesma situação em maio termina o meu contrato e infelizmente mesmo fazendo tudo q me pedem, me desdobrando ao maximo, estarei desempregada em junho se não houver uma chamada para efetivo, pq renovação ñ temos direito ñ e mesmo, isso pq passei dentro da quantidade de vagas oferecidas na DE de sorocaba e um absurdo essa nossa situação, so Deus mesmo p ter piedade de nos, então, façamos uma corrente de oração e entreguemos em Suas mãos essa situação...

Anônimo disse...

olá boa tarde, sou AOE, fiz o concurso efetivo, mas estou pelo contrato de um ano, me disseram no dia da escolha que iria ter uma chmada pra efetivar em 2011, mas hoje fiquei sabendo da supervisora, que o governo não irá prorrogar , por mais dois anos, sendo assim, pé na bu...e mais nada nem um seguro desemprego pra ajudar... será que isso é mesmo verdade da supervisora? por favor se tiverem alguma noticia se realmente procede, nos avise please.
obrigada!!!!!!!!

Anônimo disse...

Entrei em contato com o DRHE e a informação q me deram é q ja foi decidido q esse concurso será prorrogado por mais 2 anos e a chamada será no px mês (abril), logo após a Remoção/2011.

Anônimo disse...

Ja a informação q eu tenho é q os px AOE a serem chamados serão os Temporarios de 2010.

Simone disse...

Pessoal... O estadoe stá aplicando golpe nos aprovados para este concurso em abril vence, fomos chamados ara ocupar vaga temporário em vagas livres!!!! Existe inumeras vagas ... e cadê a remoção, cade a 3ª chamada???
Vamos nos unir, entrar com mandato de segurança coletivo!!!!
Venha fazer parte desta luta, lutamos pelo nosso direito, passamos existe vagas queremos que faça valer a lei neste pais, neste estado chamado São Paulo!!!
Peço a atençaod e nossos governates a este descaso e caos na educaçãoe falta de respeito com os aprovados!!
Abaixo segue o abaixo assinado:
assinem!!!!

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N4346

Anônimo disse...

OLA, TUDO BELEZA?
GOSTARIA DE SABER SE ANO 2011, VÃO CHAMAR OS CLASSIFICADO NO CONCURSO DE AGENTE DE ORGANIZAÇÃO ESCOLA?
E QUE MÊS? RSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

Anônimo disse...

trabalho desde novembro de 2010 comno agente de serviço escolar e ainda nao recebi um centavo alguem sabe dizer o q acontece

Anônimo disse...

Adriana
10/07/2011

Gostaria de saber se alguem tem a data da terceira chamada dos AOE do concurso de 2011.
O DRHU informou que seria após a remoção e até agora nada

Anônimo disse...

BOA TARDE!!! QUANDO SERÁ A TERCEIRA CHAMADA DOS AGENTES DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR 2009 PARA EFETIVO?? ESTAMOS COMO TEMPORÁRIO PELA DIRETORIA NORTE 1 E ESTÁ VENCENDO NOSSO CONTRATO... E A NOSSA EFETIVAÇÃO??

EDSON disse...

BOM DIA!!! BOM DIA!!! SEGUNDO SR. FERNANDO PADULA, CHEFE DE GABINETE DA SEE, O PARECER JURÍDICO FOI FAVORÁVEL À 3ª CHAMADA. VITÓRIA DO BOM SENSO! AGORA SÓ FALTA A GESTÃO PÚBLICA E O GOVERNO DAREM O SINAL VERDE PARA QUE ESTA CHAMADA SE EFETIVE. CLARO, SOMENTE APÓS O PROCESSO DE REMOÇÃO QUE ESTÁ EM CURSO.

Anônimo disse...

BOM DIAA!!!

ALGUEM SABE ALGUMA COISA SOBRE A REMOÇÃO? E QUANDO SERÁ A 3ªCHAMADA DE A.O.E.? ESTAMOS AGUARDANDO... A REMOÇÃO COMEÇOU DIA 22/06/11 E ATÉ AGORA NENHUMA NOVIDADE A RESPEITO... ESTAMOS ESPERANDO A NOSSA 3ª CHAMADA PARA EFETIVO DE A.O.E. 2009....É O NOSSO DIREITO...

Anônimo disse...

gennntee prestem atençao em quem esta no comando hoje para nunca mais votarmos nessa corja de corruptos deixem eles fora da proxima eleiçao so assim com nossos direitos seram respeitados

Anônimo disse...

depois deste drama todo da pericia ainda dão a dica de "faça o exame com tranquilidade"!Como?seria melhor q eu nunca tivesse lido estes comentarios!Bem,acho q tanto espanto com as pericias do governo é de quem de fato pensou q indo trabalhar pro gov a coisa ia ser facil!!Eu ja espero pelo pior,ja fui preparada psicologicamente em sempre esperar pelo pior graças a meus ultimos empregos (sempre pagaram mal, são de dificil acesso, trabalho exaustivo e com escala de folga com as vezes mais de 13 dias s folga!E ainda toma-se esporro e querem te dar advertencia se nao comparecer nos feriados!)a conversa da mulher q disse ter ameaçado de chamar policia ja antevejo a especie adoravel de pessoa q deve ser!Deve ser uma dessas barraqueiras q só enxerga o proprio umbigo, faz tempestade em copo dagua e acha q o mundo todo esta contra ela!Cruzes!Que dramaticos

Unknown disse...

Estes concursos no Brasil são muitas vezes mal organizado, eu acho que é bom estar em uma seleção competitiva, mas há poucas notícias sobre as seleções. outra coisa ruim é obter o apto medico.

Comprar Perfumes Importados disse...

BOA TARDE,

GOSTARIA DE SABER, QUANTOS DIAS UM AGENTE DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EFETIVO PODE FALTAR EM 1 ANO, E NAO CORRA O RISCO DE SER MANDADO EMBORA?

GLÓRIA disse...

Bom dia,Gostaria de saber se vocês tem ideia de quando haverá novas chamadas para esse último concurso de AOE?