Breaking News

ECAD - O direito autoral e os demais direitos.

O ECAD - Escritório central de arrecadação e distribuição- é uma entidade privada e centraliza a cobrança e os pagamentos de direitos autorais no país. É uma instituição importante e deveria ser admirada se não fosse por um detalhe: o orgão muitas vezes se parece muito com uma máfia.

Muitos são os autores que reclamam por não receber e muitos são os cidadãos que reclamam por pagar. Cousas que se não são indevidas são seguramente muito obscuras. Eu mesmo já participei de uma festa junina numa entidade assistêncial que ficou sem música por uma intervenção do orgão. O ECAD já inviabilizou ou encareceu até festas de casamento.

Em sua ultima investida o orgão quer cobrar de blogues que retransmitem vídeos do youtube, mesmo tendo acordo assinado com a empresa de internet que lhe garante muita grana e veda tal cobrança. O Google se manifestou demonstrando estranheza e ratificando a ilegalidade da cobrança.

Falta a justiça brasileira colocar os pingos nos ís e os direitos nos devidos lugares. O direito autoral é inegável, só não vale mais que outros direitos, quais sejam.

Nenhum comentário