Breaking News

A violência chega ao interior.

"Tu sabes,

conheces melhor do que eu

a velha história.
Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho e nossa casa,
rouba-nos a luz e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada".


EDUARDO ALVES DA COSTA

Niterói, RJ, 1936



Não faz muito tempo, os moradores dos grandes centros, quando cansavam da correria da cidade grande e queriam sossego tinham uma receita infalível: Mudar para o interior. Nos últimos anos, este cenário vem mudando muito rapidamente. Entre as cidades mais violentas do país já não aparecem São Paulo e Rio de Janeiro e pequenas cidades, até nos rincões do Brasil, que eram "ilhas de sossego" passaram a conviver com a violência e o medo frequentes.
A escalada da violência em Itapira no site ItapiraNews

O script é conhecido: A droga chega, se instala, se dissemina e tráz junto com ela o aumento gradativo e paulatino da violência. Primeiro aumentam os furtos de pequena monta, depois começam a crescer os assaltos com arma branca e posteriormente com arma de fogo, depois o numero de homicídios, sequestros relâmpagos, roubos a residencias e automóveis e quando se dá conta a cidade pacata se tornou um inferno. Apesar de ser conhecido, as autoridades não têm logrado exito em conter este verdadeiro filme de terror.

O ciclo da violência alcançou a bela e pacata Itapira. neste exato momento, enquanto você lê este artigo, a engenharia do mal está rodando suas engrenagens a pleno vapor. O numero de roubos e furtos tem subido exponencialmente e se a sociedade civil não se mobilizar, logo será tarde demais.

Martin Luther King já alertava: "O que incomoda não é o brado dos maus mas, o silêncio dos bons"!

Há noticia de que na última semana pelo menos 7 comerciantes foram assaltados por uma dupla que adentra os estabelecimentos portando facas e com capacetes para esconder o rosto. Na última sexta-feira uma idosa foi roubada à luz do dia no centro e ontem mais um comerciante recebeu a ingrata visita. Dois homens entraram, fecharam a porta de vidro, agrediram o atendente e roubaram o pouco dinheiro do caixa e um aparelho celular.


Por que são tão ousados? porque ficamos quietos e inertes observando. Está na hora da sociedade se mobilizar, mostrar que não está disposta a aceitar passivamente que os bandidos tomem conta da cidade, cobrar as autoridades e tomar as medidas necessárias para conservar ou devolver a paz a nossa Itapira.

Original em: http://gratisitapira.blogspot.com.br/ 

Nenhum comentário