Select Menu

Brasil

Lorem 1

Technology

Circle Gallery

Shooting

Racing

News

Lorem 4

» » A origem da expressão “Plano B.”

O sinal de O.K.
Quando algo não sai como o planejado é comum que as pessoas usem a expressão “plano B” para referir a uma alternativa. Como a letra B vem na sequencia da letra A e costumamos associar a letra A a nota máxima, naturalmente associamos a letra B da expressão com a próxima alternativa entre as melhores possíveis, em outras palavras se a alternativa A não está disponível, partimos para a alternativa B, certo? Mais ou menos.

O raciocínio acima é valido, mas não remete a origem da expressão. A expressão original vem da língua inglesa e refere-se a “back-up plan” ou algo como “Plano de apoio” em tradução livre. Como americano trunca tudo o que escreve o “back-up plan” acabou tornando-se” b. plan” e foi importado como “plano B”, sem maiores explicações. 


A mania americana de truncar frases está no centro de outras polemicas como a que envolve a expressão OK, tão usual em nossa língua. Existem diversas explicações para a origem da expressão e não dá para afirmar exatamente qual é a verdadeira, mas uma delas é a de que os soldados que lutavam na guerra civil americana são os “pais da matéria”.  Quando voltavam da batalha sem baixas no pelotão, ao aproximar-se de seu QG, um soldado fazia o sinal característico com a mão (veja figura) enquanto alguém anotava em uma placa O. K. (0 Kiled ou zero mortos).

About Cidadão Quem?

WePress Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário