Select Menu

Brasil

Lorem 1

Technology

Circle Gallery

Shooting

Racing

News

Lorem 4

» » » » » » » SVO - CQC faz piada criticando criação de serviço essencial no RJ.

O SVO ou Serviço de verificação de óbito é um serviço essencial. Muitas são as pessoas que morrem de causas naturais ou pelo menos sem a ação de agente externo e nas cidades onde o serviço existe, não é preciso que estes corpos sejam encaminhados para o IML (instituto médico legal), já que o SVO verifica e atesta o serviço diretamente nos hospitais ou mesmo fora dele.

A regulamentação do serviço em todo o território nacional foi feita  pelo ministério da saúde através da portaria 1.405 de 29 de junho de 2.006.

Onde o SVO funciona o serviço de medicina legal ganha agilidade já que se dedica exclusivamente aos casos de morte violenta (traumas, agressão por agente externo, etc.).

No programa da última segunda-feira (07/11) o humoristico CQC da rede bandeirantes de televisão prestou um desserviço ao desinformar seu público sobre a utilidade do orgão, ridicularizando um vereador carioca que propôs a criação do SVO, como se a proposta fosse uma futilidade.

Além de enviar uma reporter ao Rio de Janeiro para tripudiar sobre o projeto de lei, o humorístico gravou um  quadro onde um agente de SVO discutia com um médico sobre a morte de um paciente. Médicos obviamente sabem quando os pacientes morrem mas não podem ser os únicos responsáveis por atestar a causa-mortis já que eventualmente o hospital pode ter culpa no óbito, seja por omissão ou por erro de procedimento.

Enviamos e-mail ao programa, ao ministério da saúde e a ALERJ a fim de que o programa corrija o erro, dedicando o mesmo tempo gasto neste episódio à informar corretamente a população.

Confira a portaria do ministério da saúde clicando aqui.  

Confira o projeto de lei carioca clicando aqui.

About Cidadão Quem?

WePress Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

3 comentários

Anônimo disse...

bom quadro, engraçado; não assisto cqc, mas o programa foi infeliz ao dizer que o serviço de verificação de óbitos é uma futilidade. O SVO não é coisa de brasileiro, nem da cabeça desse vereador: existe no mundo todo. Faz parte da política de saúde saber do que as pessoas morrem. por exemplo, não se dá diagnóstico de morte por dengue no IML, e sim, em necrópsias feitas no SVO. Parece coisa da Globo quando diz que descobriu a cura do câncer.

Aloisio disse...

O CQC errou e desinformou a populacao sobre o SVO. O servico e previsto em lei, existe em varias cidades, nao e redundante com o IML e sim complementar, e o Rio esta muito atrasado nesta area de vigilancia epidemiologica (em SP existe ha decadas, como importante fonte de dados, por exemplo, nas recentes epidemias de dengue e H1N1 com casos letais). Veja mais comentarios no portal do CQC http://portalcqc.wordpress.com/2011/11/07/cqc-163-confira-a-programacao-da-edicao-desta-segunda-dia-7/#comment-7274

Anônimo disse...

O IML presta um serviçodiferente do SVO, quanto aos mortos. Aquele tem interesse médico-legal, isto é, preocupa-se com 'causa mortis' que envolvem direta ou indiretamente crimes; portanto, a necxropsia é de interesse da Justiça. Este, o SVO se preocupa com a 'causa mortis' que não encolvam crimes, isto é, de ordem sanitária, de prevenção de doenças, dentre outros, e existe no mundo inteiro. Infelizmente, o CQC desinformou a população. Açiás, Jornalistas Brasileiros o fazem quase sempre, quando deveriam informar.
Também há Facuçdade de Jornalismo e/ou Comunicação em qualquer esquina... ...