Meu nome e X. e eu fiz o concurso em 2009 para o cargo de agente de organizacao escolar efetivo. No mês 8 do ano passado fui chamado como contratado por tempo determinado, eles alegaram que não poderiam contratar ninguem naquele momento como efetivo, pois era periodo de eleição. Já estou trabalhando a 5 meses e agora em janeiro entrei em contato com a DER de minha região para saber sobre a efetivação e eles alegam que não sabem de nada a respeito e que provavelmente o governo vai tercerizar os futuros agentes de organizacao escolar, e nós os contratados sairemos assim que terminar o contrato. Não faz muito sentido o que está para acontecer, já que tem pessoas como eu que passaram no concurso e deveriam ser efetivadas, todos sabemos que a área de educação é carente de profissionais, porque fazem isso? Gostaria de saber se posso entrar com alguma ação já que me sinto completamente enganado, além disso o concurso que fiz em 2009 segundo a diretoria iria caducar agora em janeiro 2011, como devo proceder a respeito?
Desde já grato!

Recebemos inúmeros questionamentos quanto a situação dos agentes de organização escolar que prestaram concurso em 2.009 e estão trabalhando em caráter temporário. O que podemos esclarecer concretamente é que o concurso realmente perde sua validade no dia 24 de janeiro de 2.011, o que em tese, encerra os direitos dos candidatos.
Existe a especulação sobre a terceirização dos serviços da área meio que incluem os agentes de organização escolar e os agentes de serviços escolares. O governo Alckmin tem tradição em terceirizar setores do serviço público e existe a real chance de isto ocorrer nas escolas, principalmente levando-se em consideração que o serviço de limpeza já é terceirizado e que o governo não consegue suprir, em boa medida por culpa própria, as demandas das unidades escolares no setor de pessoal. Muito embora ”onde há fumaça há fogo” lembramos que até agora não passa de especulação.
Como toda historia tem um porem, lembramos aos candidatos aprovados em 2.009 que a contratação temporária é ilegal e que uma ação judicial, principalmente se coletiva, deve garantir os direitos dos que foram contratados desta forma. Aconselhamos a todos os aprovados e não chamados ou contratados por tempo limitado a procurarem uma entidade sindical, como a Afuse, se filiar e começar desde já a brigar por seus direitos.
Post a Comment