Breaking News

E tudo isto é natural.

Uma leitora mais espirituosa me perguntou por mensagem se estou ficando velho ou cursando psicologia, dado a natureza dos últimos posts. Além da falta de tempo para escrever e obviamente para cursar psicologia e ainda de estar mesmo ficando velho, alguns assuntos relevantes precisam de um acompanhamento mais intenso, de forma que minhas escritas esporádicas acabam mesmo refletindo algum aspecto mais íntimo da existência humana.


 
A existência humana não é lá coisa simples ou que se possa tratar descompromissadamente mas, a amplitude de aspectos e "sutilezas" geram sempre boas reflexões, ainda que não nos aprofundemos tanto nos assuntos.

O homem é singular  por que pensa, reflete e toma decisões distintas do que lhe seria natural. Macacos fazem o que é natural para macacos e peixes fazem o que natural para peixes. Homens decidem se querem fazer o que natural para peixes ou macacos.
 
A natureza humana é imperativa como a de todos os outros bichos e não é raro que entre em conflito com a cultura e o conhecimento adquiridos. Muitas das coisas que seriam naturais ao homem acabaram sendo disciplinadas e refreadas pelo convívio em sociedade. Sem isto a vida comunitária seria um caos, em muito, maior do que vivemos cotidianamente. Se por um lado é um alívio saber que a maioria das pessoas não sai por aí fazendo o que "lhe dá na telha" o diametral oposto são as angustias, que só os homens tem, causadas pelo querer que até se pode mas, não se deve fazer.
 
Felizmente a maioria de nós não sai por aí matando os que nos afrontam, se apoderando dos bens alheios ou desrespeitando as regras (ou leis) sociais que foram criadas justamente para que usemos o nosso "diferencial", qual seja a capacidade de raciocinar e decidir mesmo contra a vontade, para convivermos comunitariamente.
 
Como tratamos de cousa um tanto mais complicada que as quatro operações básicas da matemática a natureza humana as vezes é tão imperativa que o não atendimento se torna impraticável. Quem nunca viu um filme onde alguém cansado da rotina larga tudo para realizar um sonho antigo?
 
Ocorre que a vida real é bem mais complexa e dura do que aquela que Hollywood nos vende e dificilmente você vai acordar um belo dia, chutar o pau da barraca e ainda por cima viver feliz para sempre por isto, de forma que se você deixar passar o tempo de atender aquele "pedido específico" de sua alma pode viver frustrado pro resto da vida.
 
Então, use esta extraordinária capacidade de raciocínio que você tem e faça as escolhas certas agora! Se precisar fazer uma faxina, que seja; se precisar jogar algo fora, que jogue; se precisar mudar, que mude e se precisar correr atrás de algo, que seja a tempo!
 
Ser feliz (na amplitude do termo), diga-se de passagem, é uma outra característica exclusiva aos seres humanos, mas, isto é assunto para outro post.
 

Nenhum comentário